A importância da contabilidade para empresas.


A Contabilidade é uma das ferramentas mais importantes para o desenvolvimento e crescimento de uma empresa, é por meio da mesma que se tem todo o registro realizado por uma organização. Não é apenas um recurso utilizado para cumprir normas e leis, mas é um importante instrumento para a gestão do negócio.


Mesmo com tanta importância, nos dias atuais, há empresas que ainda não se preocupam em manter em ordem sua contabilidade.

Não estamos falando apenas da importância de manter a responsabilidade com os tributos em dia, mas falando de um todo maior. A contabilidade como parceira no desenvolvimento financeiro, econômico e social de uma empresa.

Uma organização sem a assistência de uma contabilidade corre o risco de interpretar ou tomar decisões que não condizem com a real situação da instituição, e sofrer um impacto indesejável e/ou irreversível.

Por meio da contabilidade, as instituições possuem o registro de informações que contemplam os empresários de dados para tomada de decisões, e a manter a situação regular perante os órgãos públicos.

Auxiliam e apoiam os empresários para com o funcionamento da empresa, tanto na parte de licença quanto a formalização dos documentos necessários na abertura e andamento da mesma.

Já imaginou uma empresa sem histórico? Como o empresário irá planejar o futuro da sua empresa sem ter o controle do seu passado e presente? Fica difícil a visão do todo da empresa, sem algum tipo de registro e sem um acompanhamento de pessoas capacitadas a fazer este trabalho.

Um dos focos de uma contabilidade é passar aos gestores das empresas uma real base histórica da organização para que possam ser analisadas, acompanhadas e avaliadas, possibilitando tomadas de decisões exatas e sem riscos.

A partir de uma contabilidade bem estruturada é possível identificar e anteceder tais riscos, de forma a não trazer prejuízos a empresa.

A contabilidade faz com que ocorra o acompanhamento daquilo que de fato foi planejado por seus gestores, e se a organização está conseguindo atingir as metas desejadas e desenvolvendo lucratividade.

Através da contabilidade, possibilitará ao empreendedor verificar quais são os melhores investimentos a serem realizados; qual o plano de marketing para a atual situação da empresa; realizar um recrutamento de uma equipe que acrescente valor a instituição; analisar qual é o foco principal da empresa para gerar receita; analisar se o regimento tributário é benéfico a empresa.

Enfim, a contabilidade é de extrema importância para as diversas áreas de uma organização, é por meio de uma contabilidade bem estruturada que o empreendedor irá avaliar os resultados e o que quer alcançar como empresa.

#empreendedorismo #contabilidade #gestãodeempresas #empresário #negócios #cliente #vendas #crescimento #rededecontatos #planejamento #iniciativa #broccont