Como tirar sua ideia do papel através do Método Canvas

Atualizado: 1 de Out de 2019


O mundo do empreendedorismo é fascinante e junto com ele vem um turbilhão de ideais que não saem da nossa cabeça, certo?! Seja abrir um novo negócio, modificar ou expandir uma empresa existente.


O Business Model Canvas, conhecido no Brasil como CANVAS, é uma ferramenta utilizada para planejar e desenvolver um esboço de projetos e negócios novos ou existentes.





Este método foi criado por Alexander Osterwalder um teórico do negócio suíço, autor e consultor, conhecido por seu trabalho em modelagem de negócios. Que teve como objetivo principal criar um método capaz auxiliar as empresas de forma simples e objetiva a planejar o futuro dos seus empreendimentos.


É um mapa visual pré-formatado contendo nove blocos, são eles:

Proposta de valor: o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes;

Segmento de clientes: quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa;

Os canais: como o cliente compra e recebe seu produto e serviço;

Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente;

Atividade-chave: quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor;

Recursos principais: são os recursos necessários para realizar as atividades-chave;

Parcerias principais: são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa;

Fontes de receita: são as formas de obter receita por meio de propostas de valor.

Estrutura de custos: São os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar.

(Fonte: Sebrae)


Clique na imagem e baixe seu Business Model Canvas



Por ser uma ferramenta visual, o Canvas é um facilitador da estratégia que ilustra todas as estruturas organizacionais. Ele é muito útil em empresas que estão iniciando, pois facilita a adequação do negócio conforme as adequações de estrutura necessária. Imagine visualizar a operação da sua empresa em um quadro, aquelas ideias que antes eram soltas, agora estão ilustradas em blocos em um mapa visual.


Mas atenção, o CANVAS não é e não pode ser considerado um Plano de Negócios, pois um PN é um documento que relaciona todas as informações do novo empreendimento, como por exemplo, Plano Financeiro, Plano de Marketing, Local do empreendimento, enquadramento tributário, qualificação dos sócios, dentre outras informações necessárias para análise detalhada de um negócio.


O método CANVAS pode ser aplicado como um prévia de análise para abrir uma nova empresa, ou para analisar a comercialização de um novo produto. Por ser mais dinâmico e de fácil implantação.


#empreendedorismo #contabilidade #gestãodeempresas #empresário #negócios #cliente #vendas #crescimento #planejamento #iniciativa #broccont #metas #planejamento #controle #conquistas #analisar #financeiro