EMPREENDEDOR X EMPRESÁRIO

Muitos acham que empreendedor e empresário são sinônimos, mas não são!




Você sabia que para ser um empreendedor não precisa ser dono de um negócio? Empreendedorismo significa realizar algo, fazer algo diferente dentro de um mercado, de uma empresa ou na sociedade, podemos ser empreendedores da nossa carreira como funcionários de um organização, por exemplo.


Minha experiência no empreendedorismo começou dentro de uma empresa como funcionária, a curiosidade de aprender tudo sobre a minha função e pelo menos mais 10% da atividade do meu colega , me fez identificar oportunidades no mundo contábil e decidir fazer minha segunda faculdade. Sempre fui empreendedora do meu negócio da minha carreira e hoje ser empresária contábil é uma consequência do meu perfil empreendedor.


Por outro lado quando falamos na figura do empresário temos um definição mais pragmática, o artigo 966 do Novo Código Civil traz a definição de quem é considerado empresário assim definido: “Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços”.

Importante ainda destacar que o Novo Código Civil também estabelece uma restrição de quem não poderá ser empresário.

No parágrafo único do artigo 966 do Código Civil traz esta restrição: 

“Não será considerado empresário aquele que exercer profissão intelectual de natureza científica, literária ou artística, mesmo se contar com o auxílio de colaboradores.

Entretanto, o profissional que organizar a sua atividade de maneira empresarial, independente da natureza da profissão, será considerado empresário.


Para entender melhor, uma clínica médica, onde os sócios desta clínica são médicos, organizados em uma sociedade civil, onde suas principais atividades são exercendo sua profissão, mesmo com funcionários (como exemplo secretária, ou outros técnicos), estes não são considerados empresários, pois não exercem atividade empresarial, mas podem ser considerados empreendedores se atingirem o perfil.


Como podemos ver empresário é a definição de um profissional que exerce uma atividade empresarial, já o empreendedor é uma qualidade um perfil de profissional, e claro o ideal é que todo o empresário seja empreendedor do seu negócio, buscando sempre novos desafios e oportunidade afim de desenvolver sua empresa.


Clique aqui e converse com um especialista


  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • Google+ Social Icon