Holding e seus diferentes tipos


Holding é qualquer empresa que tenha quantidade suficiente de cotas ou ações que possibilite controlar ou atuar de forma indireta em outra empresa.





Tipos de Holding


Holding pura- São organizações que não obtêm nenhuma outra atividade, ou seja, são entidades não operacionais que tem seu patrimônio composto de ações ou cotas de outras companhias, cujo objeto social é exclusivamente a titularidade de ações ou de quotas de outras sociedades. É a sociedade de participação. Como não desenvolve nenhuma atividade “operacional”, a receita é oriunda exclusivamente pelos juros sobre o capital próprio e pela distribuição de lucros pagos pelas sociedades nas quais tem participação.


Holding mista - este tipo de holding tem toda a característica da holding pura, mas aqui podemos visualizar outras operações como prestação de serviços ou venda de mercadorias.


Holding familiar - Não é um tipo específico, mas uma contextualização específica. Pode ser uma holding pura ou mista, de administração, organização ou patrimonial; isso é indiferente. A opção pela constituição da Holding familiar pode favorecer aqueles que desejam impedir o ingresso de terceiros estranhos ao quadro societário, mantendo apenas membros da família como sócios.


Holding imobiliária - Tipo específico de sociedade patrimonial, organizada com o objetivo de ser proprietária de imóveis e para gerir os recebimentos locativos.


Holding patrimonial ou sociedade patrimonial- Tem como objetivo ser proprietária de um determinado patrimônio. E a mais necessária atualmente, tendo em vista a diminuição de impostos praticados com os meios da elisão fiscal. Trata-se da utilização da Holding como forma de proteção patrimonial. Esta aplicação decorre dos riscos e custos elevados de se ter um patrimônio substancial em nome de pessoas físicas. Assim, cria-se uma pessoa jurídica controladora de patrimônio denominada Holding patrimonial. Esta empresa recebe todos os bens de seus sócios, os quais passam a deter apenas quotas da empresa, sendo ela normalmente constituída sob a forma de uma sociedade.


Holding de controle - é uma sociedade de participação constituída para deter participações societárias, sem ter o objetivo de controlar outras sociedades.


Como podemos observar as Holdings em geral tem como principal objetivo controlar algo ou outra empresa, a expressão holding origina-se do verbo inglês to hold que tem por significado: “controlar”, “manter” ou “guardar”. Espanta-se quem acredite que é um termo novo, Lodi e Lodi (2011), em seu livro "Holding" afirmam que há mais de 20 anos, as holdings foram criadas por causa de uma entidade financeira com a finalidade de conseguir uma linha especial de crédito. Na época, objetivava econômica fiscal, visto que a transferência de dividendos entre pessoas jurídicas não incidia impostos.


A fundação de uma holding está introduzida num cenário de desafio do processo estratégico, o qual busca aferir uma nova mentalidade nas instalações empresariais. O planejamento estratégico sucessório, realizado por meio da sociedade de participação é uma solução empresarial eficaz quanto aos aspectos de controle e soluções societárias.

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • Google+ Social Icon