O que são Tecnologias Escaláveis e como aplicar na sua empresa




Se você não está imerso nos mundo das startups, provavelmente não conheça este termo, seu conceito se baseia em ferramentas, sistemas ou soluções que otimizam processos aumentando a produtividade com o objetivo de diminuir o tempo gasto na execução de uma tarefa, o retrabalho aumentado significativamente a qualidade.


Usamos o exemplo de um envio de e-mail, quando necessitamos enviar um mesmo e-mail para diversas pessoas, podemos utilizar a opção de CCO (cópia oculta), onde diversos receptores desses e-mail vão receber em uma única vez o mesmo e-mail.


Desenvolver empresas de uma forma sustentável é um desafio diário para muitos gestores, e o uso de tecnologias escaláveis pode ser uma ótima solução, pois assim conseguimos aumentar a produtividade de uma equipe, tarefas efetuadas de forma manual e repetidamente, podem ser substituídas por um sistema escalável, otimizando processos e eliminando o retrabalho.


COMO APLICAR NA MINHA EMPRESA


O primeiro passo é fazer uma análise de todas as rotinas e suas tarefas, quais processos são repetidos e tomam muito tempo na sua realização, atividades que limitam os profissionais da sua equipe, tomando grande parte do seu tempo que poderia ser destinando a realizar tarefas que geram maior valor para o seu negócio.


Após seria conhecer quais sistemas seriam possíveis implementar na minha empresa, avaliando a tecnologia desenvolvida, custo e retorno sobre o investimento, mas como vimos no exemplo do e-mail, temos muitas opção que já estão a nossa disposição sem custo nenhum, é só uma questão de melhoria de processos. Outro exemplo que podemos citar para facilitar o entendimento é o uso de planilhas online (como as planilhas do google), mais de uma pessoas pode editar o mesmo arquivo ao mesmo tempo, otimizando tempo e diminuindo o risco de perda de dados.


Veja aqui as principais diferenças entre EMPREENDEDOR X EMPRESÁRIO


PRINCIPAIS VANTAGENS


  1. Redução no tempo gasto em tarefas que não geram valor;

  2. Aumento da Produtividade;

  3. Menos erros gerados pela digitação manual;

  4. Redução do custo de pessoal;

  5. Otimização do tempo da equipe;

  6. Redução do retrabalho;


Como podemos analisar o uso de tecnologias escaláveis não é de exclusividade das startups, podemos ganhar muita produtividade e acalmar melhores resultados nas organizações, sabendo identificar aonde estão nossos principais gargalos produtivos.




  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • Google+ Social Icon